O que são sancas?
As sancas de gesso, ou em poliestireno, mais utilizado nos dias de hoje, funciona como uma moldura entre o teto e a parede, proporcionando acabamentos decorativos modernos, elegantes, ou clássicos, conforme o seu projeto de arquitetura ou decoração de interiores.
Para além de funcionar como elemento decorativo, a sanca também oferece um acabamento diferenciado, podendo até corrigir as imperfeições do teto cru, e assim, produzindo um ambiente mais rico e bonito, na sua casa ou outro qualquer espaço de lazer ou comercial.
As sancas decorativas, antigas e trabalhadas em gesso, caíram um pouco em desuso mas o conceito não desapareceu, tendo sido passado para estéticas e materiais mais modernos.
As sancas decorativas, antigas e trabalhadas em gesso, caíram um pouco em desuso, mas o conceito não desapareceu, evoluindo para materiais mais modernos e leves, como o poliestireno.
O resultado final de um projeto de decoração de interiores compõe-se de milhares de pequenos pormenores, todos relevantes para um excelente resultado final. Tendo em vista uma uma imagem equilibrada e duradoura, todos os detalhes de construção, materiais, texturas e estética, devem ser bem conjugadas e planeadas. Desde o chão até ao teto, às portas e janelas, tudo são escolhas e decisões que têm de ser feitas com cautela.
No caso das sancas, a sua utilidade pode ser extremamente importante no resultado final de um espaço, quer seja da sua casa como de um espaço comercial ou hotel, por exemplo. Desta forma, pretendemos falar um pouco mais acerca deste produto sensacional que existe no mercado, que estilos existem, materiais utilizados e as variadas funções.
.
Mas afinal o que são sancas?
A sanca é uma moldura ou perfil, como queiramos chamar, utilizada para unir a parede com o teto de forma a proporcionar um acabamento elegante ao espaço. Pode ter varios formatos e ainda embutir ou não iluminação. De acordo com o formato a sanca pode ser classificada de duas formas:
Sanca aberta: quando existe uma abertura voltada para o centro do teto, permitindo uso de iluminação. Neste caso a iluminação é projetada da sanca para o teto;
Sanca fechada: quando não existe abertura, não permitindo o uso de iluminação indireta
Tal como acontece com muitos termos arquitectónicos, a palavra sanca é muito conhecida por todos. Normalmente têm apenas funções decorativas, mas há sancas especiais com outras funções práticas.
fonte: sancas.pt